Breadcrumbs

Saiba mais sobre como funciona o processo de recrutamento e seleção

Data20, novembro 2017
Autortalkzdigital
Categorias

Saiba mais sobre como funciona o processo de recrutamento e seleção

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre o processo de recrutamento e seleção. Mas, você sabe como funciona esse processo? Vamos explicar para que fica mais claro.

Esse processo deve ser administrado pela área de Recursos Humanos que irá ser responsável por atrair, triar, selecionar e contratar candidatos. Para atrair os candidatos, trabalhar a marca empregadora é essencial. Para que isso aconteça, a empresa precisa investir tempo e foco, uma vez que é necessário divulgar as vagas em mídias sociais ou portais de candidatura. Nessa fase, também é necessário nutrir uma boa relação com os candidatos que não serão contratados mas podem vir a trabalhar na empresa no futuro.

A triagem dos candidatos ocorre quando há a análise e filtro dos candidatos cujos perfis se encaixam melhor na posição. Na maior parte das vezes, são utilizados filtros automáticos de testes para realizar a triagem e apenas a finalização do processo é feita de forma manual.

Durante a seleção dos candidatos escolhidos, é fundamental coletar o máximo de informações possível dos candidatos, de forma a tentar encontrar os profissionais mais adequados à vaga. Caso sejam aplicados testes (situacionais, de perfil etc), devem ser feitos nessa fase.

As entrevistas também ocorrem nessa etapa e são consideradas indispensáveis pelos profissionais de RH. Para que a entrevista seja bem conduzida, o recrutador precisa saber com antecedência quais competências vai avaliar. Quando necessário, é interessante buscar referências e colher feedbacks reais dos candidatos.

Após selecionar os melhores candidatos é que acontece a contratação. É nessa fase que o recrutador faz a proposta para o candidato e é fundamental que a pretensão salarial, os benefícios e os perfis pessoais e profissionais do candidato estejam alinhados, de forma que o contrato seja realmente efetivado.

Voltar