Breadcrumbs

Saiba as diferenças entre treinamento e desenvolvimento

Data06, outubro 2017
Autortalkzdigital
Categorias

Saiba as diferenças entre treinamento e desenvolvimento

Quando uma empresa busca crescer e ser bem sucedida perante o mercado, é importante que ela invista em Recursos Humanos. Assim, é possível levar treinamento e desenvolvimento para os colaboradores. Esses dois métodos irão alavancar os resultados e gerar ótimos resultados para a empresa. No entanto, é preciso saber que treinamento e desenvolvimento são coisas distintas. Neste artigo vamos entender o papel de cada um.

A primeira grande diferença entre o treinamento e desenvolvimento está no processo e na sua duração. O treinamento, em geral, é algo bastante pontual. Como ele visa fornecer capacitação imediata para determinada necessidade empresarial, é um processo elaborado e aplicado no curto prazo: semanas, dias, ou até mesmo horas. Já o desenvolvimento é um processo bem mais longo. O colaborador evolui ao longo do tempo, passo a passo, sendo conduzido por meio de um processo que vai, aos poucos, agregando conhecimento, preparo e experiência.

É importante ressaltar que, de acordo com Gustavo Gruneberg Boog, autor do Manual de Treinamento e Desenvolvimento, o  treinamento é o processo de mudanças no comportamento dos colaboradores. Afinal, ele  visa a aquisição de habilidades relacionadas às tarefas do cargo – atendendo aos padrões e aumentando a produtividade , aperfeiçoamento de desempenhos e das relações interpessoais.  O treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional.

Boog ainda esclarece que no caso do desenvolvimento o objetivo é outro. O desenvolvimento é um processo de crescimento do indivíduo, e visa explorar o seu potencial de aprendizagem. Oferece ao colaborador condições e amparo para que ele possa utilizar suas capacidades e aplicar seus conhecimentos e experiências na prevenção e solução de novas e diferentes situações.

É como se preparássemos o colaborador para adquirir uma visão holística sobre a empresa, uma maneira de conduzí-lo a um comportamento ativo diante de alguma futura tarefa ou adversidade. Ou seja, é um processo de aprimoramento profissional contínuo. E, de certa forma, impacta também no clima organizacional, já que maximiza o desempenho e melhora os resultados.

Investindo em treinamento e desenvolvimento os beneficiados são tanto os colaboradores como as empresas. Afinal, o aprendizado é a melhor riqueza que podemos adquirir.

 

Voltar