Breadcrumbs

Os​ ​três​ ​centros​ ​de​ ​inteligência

Os​ ​três​ ​centros​ ​de​ ​inteligência
Data22, janeiro 2018
Autortalkzdigital
Categorias

Os​ ​três​ ​centros​ ​de​ ​inteligência

O Eneagrama é um sistema representado por 9 pontos interligados, sendo que cada um representa um tipo de personalidade. Nossas habilidades predominantes ou secundárias estão ligadas ao nosso tipo de inteligência principal. Os 9 pontos fazem parte de 3 centros de inteligência, divididos em blocos de 3 em 3. Os centros são classificados como instintivo, teórico e emocional. Todos nós possuímos esses 3 centros, no entanto, existe um centro predominante dentro da gente.

As pessoas com o centro instintivo​, também conhecido como ativo, possuem uma compreensão da realidade, da ação e da reação. É o centro que lida com a praticidade, com o instinto, com a ação. Ele concebe estratégias que assegurem o seu Iugar no mundo e minimizam o desconforto. Os tipos do centro instintivo são focados na necessidade do mérito , congruência, harmonia, presença e respeito.

O centro teórico oferece compreensão racional das coisas e da realidade. Ele está ligado a criatividade mental como o planejamento e a análise. As pessoas desse tipo focam-se mais na necessidade de segurança, proteção, certeza, garantia, previsibilidade e oportunidade. Quando essas coisas são ameaçadas, manifestam medo e ansiedade.

E o centro emocional oferece a compreensão do eu como a realidade. Ele tende a perceber o mundo por meio do filtro da inteligência emocional, mas não diz respeito apenas às emoções. Ser emocional, não significa ser emotivo, mas apegado. Mais do que os outros tipos, depende da aprovação e do reconhecimento dos outros para estimular a sua auto-estima e o seu desejo de amor e conexão. Pessoas desse tipo focam-se mais na necessidade de amor, conexão, afeição, laços, imagem e aprovação. Quando estas coisas são ameaçadas, manifestam angústia, pânico e tristeza.

Voltar