Breadcrumbs

Funcionário desmotivado? Saiba o que fazer

Data12, dezembro 2017
Autortalkzdigital
CategoriasPesquisas Recentes

Funcionário desmotivado? Saiba o que fazer

Um dos principais fatores para manter a harmonia dentro de uma empresa é a motivação de seus funcionários. A falta de estímulos dentro de uma equipe reflete diretamente na queda da produtividade e do crescimento da empresa. Por isso é extremamente importante estar atento ao nível de motivação dos funcionários e buscar reverter esse quadro o mais rápido possível, quando negativo.

Papel do líder

O líder é uma figura de grande importância dentro de uma empresa, visto que está sendo observado constantemente por sua equipe e serve como uma inspiração. Logo, um bom líder deve estar sempre engajado com a questão motivacional, com os valores da empresa e a par do desempenho da sua equipe. Ele precisa ser justo ao treinar, orientar, participar, reconhecer e cobrar.

Esse contato do líder com a sua equipe permite a criação de uma comunicação transparente e consistente com os funcionários. Dentro de uma empresa é importante que o colaborador tenha voz ativa, de modo que possa trazer para dentro da empresa suas opiniões, percepções e tenha espaço para exercer sua criatividade e expor suas ideias. Nesse contexto, para que o funcionário se sinta motivado, é importante que a empresa use o feedback de forma ativa, assim, a equipe perceberá que a empresa se importa com seus interesses.

Desde de a entrada do funcionário na empresa, é fundamental que esta saiba quais são os objetivos e anseios do profissional que irá compor sua equipe, pois existem fatores motivacionais diferentes de acordo com cada membro. Além disso, essa comunicação transparente é importante para que a empresa possa descobrir a causa da falta de motivação de seu funcionário. Identificar a causa da desmotivação é tão importante quanto recuperar uma equipe desmotivada.

Em um cenário onde os funcionários de uma empresa estão desmotivados é essencial que o profissional esteja sempre diante de novas metas, desafios e conquistas, como forma de gerar comprometimento e motivação. O líder deve ser claro quanto às possibilidades de crescimento da empresa, mostrando ao seu funcionário como está sendo seu desempenho e qual seu papel no progresso da empresa.

Atrelado a isso é importante que a empresa ofereça ao colaborador primeiramente, reconhecimento dos resultados alcançados e deve pagar salários justos, para que que este se sinta realizado. Ademais, a empresa pode oferecer bônus financeiros e implementar programações de formação, treinamentos, eventos, palestras e cursos.

Por fim, é de primordial importância que o funcionário esteja satisfeito com o trabalho que está realizando: com reconhecimento, motivação, espaço, voz e um bom relacionamento interpessoal com a equipe da empresa e com o seu líder.

Voltar