Breadcrumbs

Clima organizacional: um excelente indicador de resultados

Data16, outubro 2017
Autortalkzdigital
Categorias

Clima organizacional: um excelente indicador de resultados

O valor que um colaborador tem para as empresas é imensurável. Sabemos que é por meio do colaborador que o futuro da empresa é construído. Dessa forma, é importante que as empresas invistam cada vez mais nos seus funcionários e na sua motivação.

É perceptível a diferença entre uma empresa que investe nos seus colaboradores e uma que não o faz. A que treina o colaborador para a realidade corporativa, para os relacionamentos interpessoais, de equipes e o mantém preparado e capacitado sempre consegue obter melhores resultados.

Investir no colaborador é colaborar para a criação de um bom clima organizacional.  Por isso, a pesquisa de clima organizacional não pode ser vista como apenas um formulário com perguntas e respostas que é enviado aos funcionários para cumprir um protocolo semestral, como é aplicada em muitas empresas.  

A pesquisa de clima é, na verdade, mais um dos indicadores da área de recursos humanos, e um dos mais potentes, pois traz à empresa a realidade dos efeitos de suas decisões e estratégias, como elas são vistas, percebidas, sentidas e vivenciadas pelo seu capital de maior valor e importância: o seu colaborador. Afinal, a insatisfação de poucos pode se tornar a de muitos, ou até mesmo de todos, contaminando de maneira sutil, porém eficaz, o ambiente da empresa, os relacionamentos de equipes, e até mesmo a execução dos processos.

Portanto, é importante que os empresários saibam que os colaboradores e o clima organizacional em conjunto são o termômetro para evidenciar resultados. Pois quem lida com as decisões vindas de cima, com clientes e fornecedores é com certeza um dos melhores indicadores para saber se a empresa está no caminho certo ou não.

Voltar