Breadcrumbs

A importância da avaliação psicológica dentro das empresas

Data20, setembro 2017
Autortalkzdigital
Categorias

A importância da avaliação psicológica dentro das empresas

A avaliação psicológica vem se tornando cada vez mais popular dentro das empresas. Mas afinal, o que é avaliação psicológica? De acordo com a Vetor, a avaliação psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.

O objetivo da avaliação psicológica não é fazer julgamentos morais ou estabelecer critério de certo ou errado e sim buscar entender a partir de técnicas específicas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade, comportamentos ou algum possível conflito (interno ou externo) de determinada pessoa.

Muitas vezes a avaliação psicológica é confundida como uma simples aplicação de um único teste, porém, para realizá-la existem diversos métodos, como por exemplo: testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas, etc,  No entanto, a avaliação psicológica vai muito além disso.

Por meio da avaliação psicológica, o profissional da área de psicologia escolhe quais serão as técnicas a serem utilizadas, desde que essa escolha seja pautada no objetivo das características psicológicas a serem investigadas. Por exemplo, as técnicas utilizadas para  fazer uma seleção de um funcionário que está ingressando em uma empresa serão diferentes das técnicas utilizadas para se fazer um diagnóstico ou realizar orientação profissional.

Assim, vemos que a importância da  avaliação psicológica. Além de ser utilizada para seleção de funcionários, ela também pode ser usada na área de desenvolvimento pessoal. Muitas organizações constatam que a avaliação psicológica é uma ferramenta poderosa de tomada de decisão que traz enormes benefícios para os indivíduos e para a organização. É importante ressaltar que a realização adequada de uma avaliação psicológica depende do conhecimento do profissional, pois que irá selecionar as melhores técnicas para conduzir a avaliação.

Voltar