Breadcrumbs

As​ ​3​ ​Leis​ ​do​ ​Amor​ ​de​ ​Bert​ ​Hellinger.​ ​Você​ ​sabe​ ​o​ ​que​ ​são?

Data25, dezembro 2017
Autortalkzdigital
CategoriasPesquisas Recentes

As​ ​3​ ​Leis​ ​do​ ​Amor​ ​de​ ​Bert​ ​Hellinger.​ ​Você​ ​sabe​ ​o​ ​que​ ​são?

Bert Hellinger em seus estudos descobriu as três leis do amor que regem os relacionamentos humanos​. São elas: vínculo ​(pertencimento), equilíbrio (equilíbrio entre dar e tomar/receber) e ordem​ (hierarquia).

A primeira se estabelece pela necessidade de pertencer ao nosso sistema familiar. Todos que fazem parte da família tem o direito de pertencer​. Isso inclui os que morreram precocemente, os natimortos, deficientes, os maus, os filhos abortados e outras pessoas para quem a família não quer olhar. É muito comum que pessoas sejam esquecidas porque lembrar delas traz sofrimento.

Mas, enquanto não são lembradas e reconhecidas, o sistema não pode ter paz. E quando alguém é esquecido, ou excluído, está sendo negado a um membro a pertinência no sistema, e isso irá gerar uma necessidade irresistível do próprio sistema de restabelecer a integridade perdida e compensar a injustiça cometida.

A segunda traz a necessidade de se manter o equilíbrio entre o dar e receber ​nas relações. Funciona da seguinte maneira: um dá, o outro recebe e, de preferência, toma, porque tomar é mais ativo do que receber. Então, quem recebe fica grato e, de certa forma, em dívida. Portanto, dá de volta. Idealmente, dá um pouco mais e assim quem recebe dessa vez, fica com a dívida e irá retribuir. Isso gera um vínculo crescente no qual o amor pode crescer.

A terceira é estabelecida pela ordem de chegada no sistema. Trata-se, portanto, de uma hierarquia cronológica, na qual quem veio antes precisa ser reconhecido como tal​. Sem esse reconhecimento e o respeito a isso, há um desequilíbrio no sistema. Isso significa, portanto, que os pais vêm antes dos filhos, assim como o amor entre os pais vem antes da relação pai-filho ou mãe-filho, primeiro filho vem antes do segundo e assim por diante. Vale frisar que essa é uma ordem de precedência, e não de importância.

Vale lembrar que, por se tratarem de leis naturais, essas são universais e permeiam toda e qualquer relação humana​, seja ela pessoal, familiar, amorosa ou profissional por exemplo. Quando as leis são violadas em um sistema familiar, podem surgir compensações que atuam nos membros desse sistema, podendo atingir várias gerações, que se manifestam em forma de depressões, doenças, dificuldades nos relacionamentos, dificuldades financeiras, etc. Por meio das Constelações Sistêmicas Familiares​, o cliente pode perceber em que lugar o seu amor está oculto e bloqueado e adotar uma nova postura diante daquilo que se mostra, fazendo com que essas leis sejam novamente restauradas e respeitadas e o amor volte a fluir, tornando sua vida mais leve.

Assim, o cliente terá uma visão mais clara sobre as origens das suas dificuldades, podendo romper com esses antigos padrões. As Constelações Sistêmicas Familiares tem se mostrado um instrumento importante para solucionar questões que tanto nos afligem.

Voltar