Breadcrumbs

Inteligência Emocional: o que é e como desenvolvê-la?

Data20, setembro 2017
Autortalkzdigital
CategoriasInteligência Emocional

Inteligência Emocional: o que é e como desenvolvê-la?

Você sabe o que é inteligência emocional e o que ela pode fazer por você? De forma resumida podemos dizer que inteligência emocional é a capacidade  de tratar a nós mesmos e aos outros. As emoções determinam como respondemos, comunicamos e nos comportamos. Embora não percebamos, na maioria das vezes, escolhemos com o coração e justificamos com razão. Somos feitos de emoções e a maioria de nós trabalhou duro para bloqueá-las em sistemas de vida ordenados e repressivos. Para alcançar o equilíbrio na vida, devemos aprender a gerir as nossas emoções de forma adequada, substituindo respostas automáticas por respostas escolhidas.

A melhor forma de gerirmos nossas emoções é refletir sobre quem somos, sobre o que pensamos, o que sentimos e como nos comportamos. Conhecer a si mesmo implica compreensão e a compreensão é um primeiro passo para se aceitar. Assim, podemos começar a nos amar e amar-nos é uma condição primordial para se relacionar bem com os outros.

Sabemos que as emoções são reações naturais que nos permitem, entre outras respostas, nos alertar para certas situações envolvendo perigo, ameaça, frustração, etc. Todas as emoções que sentimos trazem uma mensagem, positiva ou negativa, e enquanto não descobrimos o que fazer a respeito dessa emoção, ela irá se repetir, muitas vezes de uma forma que não queremos.

Assim, acabamos com uma inquietação dentro de nós e também tomamos ações em nossa vida que no fundo não queremos. Além disso, emoções não trabalhadas dentro de nós geram uma série de problemas como: doenças que geram somatizações e enfraquecem o sistema imunológico, dores de estômago, enxaquecas, dores nas costas, asma, insônia, etc.

No que se refere ao desenvolvimento de sua inteligência emocional, a chave é usar suas emoções com sabedoria, trabalhar para seu próprio benefício, para que elas nos ajudem a melhorar nosso comportamento para obter melhores resultados. A esse respeito, as seguintes etapas que podem te ajudar são:

– Identifique seus verdadeiros sentimentos, reconhecendo seus medos e desejos
– Reconheça seus princípios e isso é importante para você
– Procure o lado positivo dos sentimentos negativos (o seu e os outros)
 – Mostre empatia, compreensão e aceitação em relação aos sentimentos dos outros
 – Antes de aconselhar, dar sermão, julgar ou pedir, ouça

Você ainda pode buscar ajuda de profissionais da área de psicologia para te ajudar a lidar melhor com suas emoções e a desenvolver sua inteligência emocional. Não tenha medo ou vergonha de buscar uma ajuda que tornará sua vida mais leve e feliz.

 

Voltar