Breadcrumbs

Você sabe o que significa ser tipo 6?

Data22, maio 2017
Autortalkzdigital
CategoriasEneagrama

Você sabe o que significa ser tipo 6?

Bom, se você respondeu “NÃO” então você precisa aprender sobre Eneagrama e se disse “SIM” então esse post é pra você ????.

Tipo 6 é o tipo no Eneagrama que ao se deparar com sua personalidade, esquece da sua virtude de CORAGEM e se vicia no MEDO e a partir daí, passa a viver uma vida cheia de dúvidas, inseguranças, ansiedade e questionamentos.

O tipo 6 questiona tudo e todos. Desconfiar é o seu lema e assim não confia facilmente nas coisas inclusive na sua própria capacidade. Apesar de talentosos, estão sempre achando que precisam de mais.

O tipo 6 acha que tudo vai dar errado e por isso sentem a necessidade de compartilhar suas dúvidas e incertezas com alguém, uma autoridade. Alguém de confiança que vai fazer toda a diferença.

“Eu não posso errar de novo, pois não quero ser castigado!”
” As pessoas dependem de mim e não posso deixá-las na mão.”
“Penso em todas as possibilidades, mas parece que algo vai dar errado.”
“Será que o outro terá tanto compromisso e responsabilidade quanto eu?”
“É difícil confiar!”
” E se …E se algo der errado? E se isso acontecer? E se fulano não fizer?… E se…

Esse é um pensamento recorrente, porém inconsciente e faz a personalidade do tipo 6 desconfiar mesmo querendo confiar.
Pensamentos como os que citei acima faz uma pessoa do tipo 6 ter dificuldade em escolher, falar “não” para determinadas pessoas, testar as pessoas e o que eles mais negam, julgar.

Por isso quando estão no stress, os tipos 6 caminham para o ponto 3 no Eneagrama. O que isso significa?
Significa que mesmo estando freneticamente fazendo um milhão de coisas, na cabeça deles estão paralisados pois estão na “VAIDADE” de buscar os aplausos, o resultado, e principalmente o reconhecimento de algumas pessoas.

Apesar de estar fazendo muito, a sensação é de não estar saindo do lugar. O coração fica palpitando e a insegurança toma conta. O pensamento gira em torno de “Não posso decepcionar” e assim no ponto 3, se tornam calculistas, frios e distantes.

Assim o melhor a se fazer é caminhar para o ponto 9, o ponto da AÇÃO CERTA, da calma, da paciência. E por que é tão difícil ir para esse ponto?

Porque o ponto 9 é a criança ferida do tipo 6. Para o tipo 6, o ponto 9 é um lugar de sentir culpa, agonia, pois é onde ele sente que pode perder o controle. Mas na verdade, essa “ilusão” é porque foi a criança que se sentiu assim. A criança 6, no ponto 9, foi castigada e por isso, fazer as coisas com calma e uma por vez é se sentir fraco, então ela pensa: “não dá pra ser tranquilo” e passa a não mais olhar para essa criança ferida.

Mas é no ponto 9 que o 6 acha a liberdade para poder escolher. Escolher sem sentir culpa, sem ter que dar satisfação e principalmente, sem medo de errar.

Sabia que é comum um tipo 6 roer as unhas? A unha é uma das defesa do corpo, e tirar essa defesa é uma maneira inconsciente que o 6 acha para se autopunir.
(Claro que nem todo tipo 6 rói unha e nem todo mundo que rói unha é tipo 6)

Por isso no ponto 9, o tipo 6 é capaz de ter atitudes certas sem ficar pensando muito. Atitudes amorosas incluindo ele mesmo e não só o grupo.

O ponto 9 nos ensina a ter calma, a relaxar e acima de tudo a ter a AÇÃO CERTA.

Por outro lado, o ponto 3 serve como ponto de equilíbrio nessa oscilação entre a personalidade (6) e a essência (9). É nele que o tipo 6 consegue se colocar como um observador externo e perceber que pode agir com cautela, precaução e leveza, mas sem ficar procrastinando a ação. O importante é agir, independente do resultado.

Por isso os tipos 6 são ótimo líderes, pois são capazes de pensar e analisar (ponto 6), ter foco e determinação (ponto 3) e ter atitudes certeiras (ponto 9).

E assim é como o tipo 6 retoma a virtude da CORAGEM e da FÉ, fazendo as pazes com sua criança interior.

(Texto por: Tatiane Avelar e Gustavo Camilo)

Voltar