Breadcrumbs

Tipo 9: o conciliador

Data17, novembro 2017
Autortalkzdigital
CategoriasEneagrama

Tipo 9: o conciliador

O tipo 9  tem a tendência a sempre evitar conflitos. Ele se mostra como uma pessoa bem-humorada, inocente e aparentemente dócil, que prefere deixar-se guiar pela orientação do outro. A atitude de seguir a vontade dos outros implica uma renúncia às próprias necessidades, desejos e impulsos de uma pessoa. Na verdade, ele tem uma espécie de anestesia ou bloqueio que o impede de conectar-se diretamente seus estados.

Os tipos 9 possuem um otimismo marcado que é vivido naturalmente, minimizando os aspectos dolorosos. Seu movimento vital é manter a paz, interna e externamente. Por esse motivo, é comum encontrá-los mediando uma discussão ou tentando evitar conflitos que surjam em seu ambiente. Sua tendência para evitar o conflito o leva à resignação, a dizer sim quando ele realmente não concorda.

Os 9 têm como vício emocional a preguiça graças à fixação que a caracteriza: a indolência, entendida como a falta de vontade de realizar algo. A indolência coexiste nesse tipo de auto-negação, a tendência de banir ou desconectar-se dos próprios impulsos. Essa resignação implica ceder aos seus desejos a favor dos outros. Isso ocorre porque a paixão da preguiça prevalece sobre o fato de assumir a responsabilidade por suas necessidades.

Dessa forma, os 9 tendem a minimizar suas necessidades, degradando seus desejos e escolhendo sair do caminho para não perturbar a harmonia. Apesar da imagem oferecida ao mundo de pessoas acomodadas, internamente vivem uma forte resistência a tudo o que implica que sua tranquilidade seja alterada ou ameaçada. Quando eles decidem algo, eles se envolvem em uma teimosia que, da raiva contida, torna difícil para eles  mudarem de ideia.

 

Voltar