Breadcrumbs

Tipo 2: trabalhe menos pelos outros e mais por si mesmo

Data07, setembro 2017
Autortalkzdigital
CategoriasEneagrama

Tipo 2: trabalhe menos pelos outros e mais por si mesmo

O tipo 2 também chamado de o prestativo é um ser sempre disposto a ajudar. Por conta dessa vontade enorme de ajudar, ele acaba buscando sempre alguém necessitado. Quando o encontra, consegue um jeito de se infiltrar delicadamente para prestar auxílio. O grande problema é que o tipo 2 muitas vezes tem dificuldade em impor limites ao prestar ajuda.

Assim, ele acaba exagerando e indo além do que seria razoável no apoio e por não conseguir dizer não assume mais tarefas e atividades do que é capaz de cumprir. Isso faz com que o tipo 2 fique exausto e não raro colocará a culpa do seu cansaço naquele que está sendo ajudado por ele.  

Por isso, é importante que o tipo 2 aprenda a dizer não, não só para os que mostram claramente que precisam de ajuda, mas também para aqueles que sequer pedem por ajuda. Entenda seus limites e não assuma compromissos em prol do outro que poderão te exaltar. Perceba ainda que não é possível ajudar a todos, canalize suas energias naqueles que realmente precisam ser ajudados.

Outra questão que o tipo 2 possui é o anseio por um lugar em que suas necessidades mais profundas sejam vistas, mas como suas necessidades vitais não foram satisfeitas ele as reprime e as esquece, e em substituição, aprende a perceber e servir, com segurança sonâmbula, às necessidades alheias. Assim, o tipo 2  nega suas necessidades pessoais para ajudar os outros e cai no vício emocional orgulho.

Por isso, trabalhe melhor isso em você, tipo 2! Anote seus anseios e questionamentos a respeito da forma que você manifesta seu orgulho e lida com a sua própria imagem e anote no seu caderno de Eneagrama. Isso o fará reconhecer seu padrão de comportamento e buscar desenvolver um contato melhor consigo mesmo para que você tenha uma interação maior com seus sentimentos, pensamentos e ações.

Voltar