Breadcrumbs

Guardiões da Galáxia e o tipo 7

Data06, setembro 2017
Autortalkzdigital
CategoriasEneagramaFilmes

Guardiões da Galáxia e o tipo 7

Quem aprecia Eneagrama e filmes não pode deixar de assistir Guardiões da Galáxia. No filme observamos bem alguns eneatipos e instintos, mas os que mais se  destacam são, sem dúvida, os tipos 7. O primeiro destaque é o ator principal Chris Bratt, que representa o personagem principal Peter Quill ou Senhor das Estrelas.  Esse personagem mostra bem um tipo 7 na personalidade. O outro personagem é o guaxinim Rocket Raccoon que também é outro tipo 7. No entanto, ao assistir o filme, observamos bem como os instintos podem diferenciar os mesmos tipos.

Apesar de Peter e Rocket serem tipos 7, Rocket demonstra bem o que é ser um social reprimido. “O que a galáxia já fez por você?” Rocket pergunta ao Peter, Senhor das Estrelas quando ele tenta o coagir a não comprar uma das muitas brigas que o grupo enfrenta. Ambos muito competitivos, inovadores, improvisadores e que sabem bem como “fugir” da dor, estão a todo momento verbalizando “piadinhas” e ironias para lidar com situações de tensão. Acreditam que só eles sabem como derrotar e sair das situações (e sempre tem um plano).

Observamos então, a fixação do planejamento. A paixão (ou vício emocional) pela gula é demonstrada por todo o filme, mas um ótimo exemplo é quando ao tentar vender uma peça de valor se distrai com a beleza da Gamora (personagem da atriz Zoe Saldaña) e acaba perdendo o objeto. Para observarmos o mecanismo de defesa da  racionalização não precisamos nos esforçar, mas um momento bem legal a ser destacado é sem dúvida quando Peter, o Senhor das Estrelas tenta fugir da prisão e racionaliza um meio de conseguir com uma das pernas dos detentos.

São vários os exemplos do mapa da psique, mas o que mais me chamou a atenção foi como o tipo 7, apesar de passar a mensagem de “não tô nem aí” e de como fugir da dor, eles estão muito ligados a essa dor por causa da  essência do tipo 7, a ideia superior da missão, ou seja, um plano divino da compreensão de que sua vida faz parte de um plano muito maior do que si mesmo, que serve ao propósito da obra divina. A missão do 7 é de liderar para algo que há um plano maior para tudo e todos. O filme acaba com ele dizendo: ” O que vamos fazer agora”! Ela (Gamora) diz:” Você é o líder”, então ele responde: “De tudo, um pouco”!

Se você quer saber mais detalhes do tipo 7, características de como lidar, as principais qualidades e dons desse tipo… Enfim, quer saber como um ser é mais focado que eu o 3, mais fiel do que um 6 e ainda mais criativo e amorosos que 4, falem comigo!

Voltar