Breadcrumbs

Eneagrama: como surgiu e como ele pode auxiliar a produtividade dos seus funcionários

Data18, agosto 2017
Autortalkzdigital
CategoriasEneagrama

Eneagrama: como surgiu e como ele pode auxiliar a produtividade dos seus funcionários

Nas últimas décadas cada vez mais a população vem percebendo a necessidade do autoconhecimento. Não é de agora que profissionais da saúde e cientistas discutem como é importante se conhecer para alcançar o sucesso, seja profissional ou pessoal. Mas com a globalização e as mudanças de hábitos da vida moderna isso se tornou praticamente indispensável. E para isso podemos contar com o Eneagrama. Você conhece? Ela não é uma ferramenta muito conhecida, mas já existe há muito tempo.

Acredita-se que o Eneagrama surgiu no Egito bem antes de Cristo. O sistema foi introduzido pela primeira vez no século XX, com o trabalho do filósofo George I. Gurdjieff. Já na década de 1970, o Eneagrama foi melhor desenvolvido por Oscar Ichazo por volta da década de 60 e depois por Claudio Naranjo

Hoje, o Eneagrama já possui validação científica e acadêmica e há vários professores e autores renomados no mundo que estudam a ferramenta. Ele vem sendo usado principalmente no mundo dos negócios por trazer excelentes resultados como uma forma de desenvolver colaboradores e equipes.

Mas afinal, como o Eneagrama auxilia no desenvolvimento dos funcionários? O Eneagrama possui 9 pontas que descreve 9 diferentes padrões de personalidade ,ou seja, 9 diferentes visões de mundo, formas de agir e reagir às diversas situações. Após apresentarmos isso ao colaborador, estes passam a perceber que há outras formas de pensar e agir diferente da dele e que é possível sim que as pessoas vejam, sintam ou ajam da mesma forma. Assim como o símbolo geográfico, que possui nove pontas, existem 9 tipos de personalidade. Dentro desse sistema de psicologia os colaboradores começam a compreender melhor a si mesmo e as outras pessoas.

Isso faz com que os colaboradores, reconheçam a própria personalidade, passem a identificar melhor suas características e habilidades para serem mais assertivos nos desafios profissionais, aumentando assim a produtividade e lidando melhor com conflitos e decisões importantes. Além disso, o autoconhecimento proporcionado pelo o Eneagrama melhora a motivação entre as diversas situações que são vivenciadas no ambiente de trabalho.

Outro fato é que o colaborador não descobre melhor somente a si mesmo. Ele desenvolve a capacidade conhecer também o outro. Analisando o perfil de companheiros de trabalho ele lida melhor em equipe, pois encontra estratégias assertivas de lidar com cada um de acordo com suas formas de agir, pensar ou sentir.

Quer saber mais como aplicar essa ferramenta e ter mais resultados? Entre em contato com a Alos e leve para a sua equipe de colaboradores esse método focado sempre no aumento de resultado e que proporciona o desenvolvimento humano. Nossa profissional responsável pelo processo é especialista em Eneagrama com formação avançada em Flechas, Instintos e Eneacoach, pelo Instituto Illuminata Brasil. Em processo de certificação internacional do EPTP Brasil.

Voltar