Breadcrumbs

Eneagrama: qual o seu vício emocional?

Data30, agosto 2017
Autortalkzdigital
CategoriasEneagrama

Eneagrama: qual o seu vício emocional?

Cada tipo no Eneagrama possui um vício emocional, nem sempre o significado desse vício é o mesmo que está no dicionário. Entenda o que representa cada vício de acordo com a ferramenta.

Vício do tipo 1 – RAIVA

As pessoas que possuem esse vício tem indignação por as coisas não serem como eles acreditam que deveriam ser. A Raiva quando vício emocional invalida as sensações, exigindo o que é certo em detrimento do que realmente se quer.

Vício do tipo 2 – ORGULHO

Pessoas com esse vício não conseguem ver suas dificuldades e deficiências pois sua autoimagem é engrandecida. O orgulho gera uma cegueira, impedindo o reconhecimento das próprias falhas e fraquezas, que consequentemente voltam a se repetir.

Vício do tipo 3 – VAIDADE

A vaidade para o Eneagrama tem como significado ter que fazer alguma coisa permanentemente para se sentir visto. As pessoas com esse vício tem paixão pela imagem. A vaidade faz correr atrás de valores de uma imagem idealizada, desvalorizando o que se é de verdade.

Vício do tipo 4 – INVEJA

O vício da inveja tem como significado a comparação, desvalorização de si em favor do que falta. O indivíduo também faz comparações que desvaloriza o presente “se eu tivesse, quando isso acontecer”.

Vício do tipo 5AVAREZA

No Eneagrama o vício da avareza significa retenção, é conter- se, reprimir-se em favor da razão. A avareza gera mesquinhez, racionalizando excessivamente e empobrecendo a percepção emocional.

Vício do tipo 6 – MEDO

É o vício da preocupação, dúvida, busca de segurança. Ele promove o apego exagerado a valores externos, como moral, ética, religião, verdade e família. O medo gera dúvidas sobre o que se sente e se quer, justificando algo mais seguro e confiável, agindo como um freio de mão puxado.

Vício do tipo 7 – GULA

As pessoas com esse vício acreditam que quanto mais melhor. Paixão pelo novo, diferente, pela variedade. A gula faz querer tudo, causando superficialidade e baixa tolerância a rotina.

Vício do tipo 8 – LUXÚRIA

A luxúria leva ao exagero, intensidade e fome de viver intensamente. A luxúria motiva uma intensidade exagerada, que fere o indivíduo e os outros.

Vício do tipo 9 – INDOLÊNCIA

A indolência no Eneagrama mostra a preguiça de ser. É um indivíduo que anestesiado a si. A indolência gera acomodação, anestesiando pouco a pouco até a perda do contato com os reais potenciais.

 

Voltar