Breadcrumbs

Eneagrama e subtipos: você sabe qual instinto predomina em você?

Data18, agosto 2017
Autortalkzdigital
CategoriasEneagrama

Eneagrama e subtipos: você sabe qual instinto predomina em você?

Uma dos primeiros passos quando começamos a nos autoconhecer e analisar qual instinto predomina em nós. O instinto é uma estratégia de sobrevivência que o ser humano possui, e na maioria das vezes, é usado de forma inconsciente. Para o Eneagrama existem três subtipos  de cada eneatipo: os instintos fundamentais para motivar e determinar comportamentos. São eles: autopreservação, instinto social e instinto sexual.

O instinto de autopreservação pertence aqueles que focam em manter a segurança e a comodidade física para garantir a própria sobrevivência. Preocupações com comida, roupa, casa e dinheiro são parte das pessoas que possuem esse instinto de forma predominante. Esse instinto pode estar relacionado tanto com a sobrevivência biológica mas também com a sobrevivência do próprio ego.

Já o instinto social domina em pessoas que se interessem mais em serem aceitas e necessárias em seu mundo. A meta desses indivíduos é sentir se parte de algo. As pessoas sociais gostam de participar de atividades em grupo e apreciam relacionar-se com pessoas com afinidades em comum.

E por último, existem aqueles que possuem o instinto sexual. Quem possui esse tipo de instinto busca ter experiências intensas (não apenas experiências sexuais, mas qualquer situação que prometa uma grande carga emocional). Os tipos sexuais fixam-se no que é mais interessante, é como se eles se perguntassem: “quem tem a energia mais intensa?”. Esse instinto é relacionado a necessidade de contato com o outro, manter o contato físico, o instinto de tocar e acariciar.

Conseguiu se identificar em alguns dos instintos? Ficou na dúvida? Esse é apenas um breve resumo dos subtipos. Comece já o Eneagrama é descubra mais sobre você, os resultados serão incríveis. Vem crescer junto com a Alos.

 

Voltar