Breadcrumbs

E-NE O QUE?

Data02, julho 2017
Autortalkzdigital
CategoriasEneagrama

E-NE O QUE?

Em meio à tantas ferramentas de desenvolvimento, o ENEAGRAMA vem ganhando espaço entre as pessoas, mas principalmente no mundo corporativo. Com a implementação dessa ferramenta dentro da empresa, os colaboradores irão se conscientizar das intenções que existem por trás das ações e consequentemente reduzirão os “mal-entendidos” e as falhas de comunicação.
É uma ferramenta descrever 9 diferentes visões de mundo, e com isso permite que as pessoas entendam qual é a sua visão, é assim, se torne consciente de suas características positivas e negativas e também daqueles que convivem.
O ENEAGRAMA é uma ferramenta que dependerá 100% da pessoa utiliza-la ou não, mas normalmente as pessoas se encantam com o resultado que o ENEAGRAMA fornece, sabe por que?
Os seres humanos desde o nascimento são obrigados a adaptarem ao meio em que vive, meio este que por muitas vezes se apresenta de forma hostil. Certas mensagens (Ex.: “Diga sempre obrigado; peça desculpas, eu sou bom quando…, as pessoas me dão atenção se eu…”), por vezes repetidas e reforçadas, são incorporadas e internalizam certos ideais e assim vão formando o que chamamos de personalidade e a partir daí passamos a ter comportamentos mecânicos, ou seja, passamos a nos comportar no automático.
É como se lá na infância fossemos obrigados a escolhermos uma “arma”, escolhemos por exemplo a espada. Usamos tanto essa espada que na fase adulta nos tornamos imbatível. Nossos inimigos nos respeitam, observam nossas habilidades e treinam para nos enfrentar. Passamos a tendência de escolher a arma com a qual nos sentimos mais seguros, principalmente em situações críticas. Ficamos tão bons nessa “arma” que achávamos desnecessário treinar com facas, arco e flecha ou outras armas e se habituou tanto que os inimigos começaram a notar suas fraquezas e finalmente somos mortos pelo nosso próprio dom.
A pessoa adulta se fixa em um comportamento e acaba se intensificando nele de certa maneira tornando isso um dom natural. Esse “DOM” nos leva ao desequilíbrio e torna-se um vício, ou seja, as pessoas passam a usar seu dom erroneamente e acabam sendo “estragadas” por suas próprias habilidades.
O Eneagrama pode nos ajudar muito a descobrir qual foi a habilidade (ou dom) que escolhemos desenvolver para lidar com a vida. Essas habilidades acabaram se tornando compulsões de comportamento, maneiras “mecânicas” e, por vezes, limitadas de encarar o mundo e os relacionamentos.
Com o Eneagrama a pessoa descobre qual é a sua espada e assim percebe que existem outras “armas”, ou seja, outras visões além da sua.
Aprender sobre o ENEAGRAMA é aprender como olhar diferente situações cotidianas, superar o que antes achavam que era “defeito”, promovendo alteração nos relacionamentos e acima de tudo, descobrir qual o melhor caminho para se desvincular da “espada”.
Essa ferramenta é um canal para que as pessoas possam desenvolver potenciais e se tornarem consciente de seu padrão de comportamento e assim um maior desenvolvimento pessoal e profissional.
A grande questão é justamente enxergar o outro de forma ímpar. Parar de achar que por que um faz o outro também pode fazer? Ou porque se eu consigo o outro também pode conseguir. Enfim…Estamos tão acostumados com “nossa personalidade”, temos tanto orgulho dela, que não enxergamos o outro como DIFERENTE e sim como ERRADO!
O curso ENEAGRAMA: Diferentes, mas Unidos! vem explanar justamente isso. Primeiro precisamos ter consciência de como realmente somos, de como enxergamos o outro e principalmente de como nos relacionamos com o outro, afinal, não é o amor que sustenta os relacionamentos, mas o modo de se relacionar que sustenta o amor.

Voltar