Breadcrumbs

Aprenda a dar feedbacks construtivos no ambiente de trabalho

Data21, setembro 2017
Autortalkzdigital
CategoriasCoaching

Aprenda a dar feedbacks construtivos no ambiente de trabalho

É natural dentro do ambiente de trabalho que colegas muitas vezes não executem as atividades de forma satisfatória. Fazer críticas de maneira construtiva é um desafio dentro das empresas. Quando alguém resolve pontuar suas críticas de forma ríspida e não pensada constrangimentos podem ser gerados. Outra consequência é que muitas vezes um trabalho que já não estava sendo bem executado acaba ficando pior. Além disso, críticas mal formuladas podem desmotivar os colegas a seguir dentro da empresa e atrapalhar os líderes a alcançarem suas metas.

Por isso é muito importante saber como dar feedbacks construtivos, pois no dia a dia de uma empresa é muito positivo receber um retorno de como melhorar e crescer no trabalho. No entanto, existem diversas formas de dar feedbacks e, o fato é que poucas pessoas sabem bem como apontar pontos a serem melhorados de forma assertiva e produtiva.

A primeira coisa a se fazer quando você decide criticar positivamente o trabalho de um colega é escolher bem o momento de falar isso. O melhor é sempre fazer isso em um lugar e horário reservado. Também é essencial escolher bem as palavras e desenvolver uma comunicação assertiva, que deixe claro qual é o foco daquele comentário. Formule suas palavras para que elas ajudem o colaborador a entender seu objetivo e que permitam também seu desenvolvimento. Para finalizar o momento da crítica, lembre-se sempre que você está lidando com outro ser humano, que tem sentimentos, sonhos e desejos. Por isso, no final da conversa mostre como tudo que foi apontado pode ser visto de maneira positiva. Além disso, procure sempre motivar o profissional a fim de mantê-lo sempre conectado com as suas metas e projetos.

 

Voltar